Todas as atividades industriais podem oferecer diversos tipos de riscos aos trabalhadores. Mas você conseguiria definir uma profissão onde os riscos no trabalho são ainda mais elevados?

Não é necessário pensar muito para responder, isso porque é consenso que a profissão de soldador é uma das que mais oferecem riscos no trabalho.

Soldadores estão diariamente expostos a uma variedade bem extensa de fatores de risco quanto aos agentes químicos/fumos, radiação em excesso, ruídos, vibrações, desconforto térmico (altas temperaturas), dentre muitos outros.

Em razão destes riscos, o soldador não pode ser um simples profissional capaz de soldar peças com eficiência. Ele também precisa ter conhecimento dos riscos no trabalho. Somente assim ele saberá trabalhar com a máxima segurança e sempre com bons equipamentos.

Conheça os principais riscos e saiba como reduzi-los durante o processo de soldagem.

Principais riscos no trabalho de um soldador

Existem diversos fatores de risco no trabalho de um soldador. Tais fatores costumam ser classificados em 2 categorias: fator físico e fator químico.

O fator físico inclui os raios ultravioletas e raios infravermelhos, dentre outros, gerados pelo raio do arco de soldagem sob alta temperatura.

Já o fator químico é composto pelas diversas composições de sólidos decorrentes durante a solda, incluindo vários metais, que podem estar no estado sólido/poeira (ferro, manganês, alumínio, cromo, chumbo, níquel, elementos radioativos) e no estado gasoso (óxido de manganês, fluoreto de hidrogênio, óxido de nitrogênio).

Além da inalação destes elementos decorrentes do fumo da solda, a profissão de soldador está sujeita também a diversos outros riscos no trabalho, tais como:

  • Postura desconfortável e necessidade de levantar itens pesados;
  • Exposição a vibrações, como as vibrações das ferramentas para lixamento e remoção de escórias;
  • Respingos e faíscas nos ouvidos, olhos ou pele;
  • Exposição a ruídos;
  • Contato com equipamento condutor de eletricidade com possibilidade de choque elétrico;
  • Sofrer um acidente, sufocamento, envenenamento, incêndio ou explosão;
  • Exposição a campos eletromagnéticos de cabos de alimentação e equipamento de solda;
  • Diversas doenças, tais como: Asma, câncer de pulmão, infarto, ulcerações, doenças pulmonares, dermatite alérgica e infertilidade.

Medidas básicas de segurança para soldadores

Devido ao grau de riscos no trabalho inerentes à atividade, todo profissional envolvido nos trabalhos de soldagem deve estar consciente das atividades por ele desempenhadas.

Por isso é indispensável que esse profissional se preocupe em adotar medidas de saúde e segurança capazes de minimizar os riscos no trabalho, permitindo um desempenho mais seguro e eficaz da atividade.

Assim, para reduzir os riscos no trabalho relacionados à poluição por fumos de soldagem, é imprescindível que o ambiente destinado a solda:

  • Apresente boa ventilação, sem prejudicar a soldagem;
  • Soldador use máscaras de proteção para fumos;
  • Tenha uma eficiente ventilação forçada, ideal para remover as poeiras e expelir os elementos tóxicos gerados na soldagem;
  • Soldador se posicione de maneira que não inale os fumos;
  • Disponha de equipamentos que tenham a capacidade de captar os fumos gerados no processo, caso de exaustores e braços de captação.

Estes braços de captação são os mais utilizados para a captação de fumos gerados. Muitos deles podem ser flexíveis, autoportantes e, portanto, não obstruem os trabalhos, nem exercem impacto no processo de solda, mas são excelentes quanto a taxa de aspiração.

Importância do uso de EPIs e medidas complementares de segurança

Além das medidas relacionadas ao processo de redução dos efeitos dos fumos, também é indispensável que o soldador utilize todos os EPIs designados para reduzir os riscos no trabalho.

Entre os EPIs mais utilizados temos: Avental, Casaca, mangas, botas de segurança, polainas, óculos de proteção, touca, luvas de cano alto, protetor auricular e máscara especial para solda.

Medidas mais simples de segurança também precisam ser ponderadas, tendo a limpeza do local do trabalho como uma das mais importantes. Para isso deve-se evitar que qualquer impureza (tóxica ou não) permaneça no recinto, já que estas podem propagar as chamas mais rápido.

Além disso tudo, é imprescindível que, para evitar os riscos no trabalho, o soldador receba constantes treinamentos para o correto manuseio dos materiais, a adoção de técnicas de segurança, a prestação de primeiros socorros e outros aspectos essenciais de segurança.

Também é importante que haja equipes de trabalho que vistoriem cada setor. Estas equipes terão a função de verificar se os profissionais estão adotando o uso dos Equipamentos de Proteção Individual e obedecendo todas as normas preestabelecidas de segurança.

A profissão de soldador é, sem dúvidas, uma das mais requisitadas nas indústrias, por isso conhecer os riscos no trabalho são fundamentais para que sejam ponderadas as melhores formas para garantir a segurança do trabalhador.

Para melhorar ainda mais seu conhecimento sobre os cuidados que o soldador deve ter, confira o infográfico que preparamos para você!