O crescente aumento da competição entre indústrias aliado ao crescente desenvolvimento tecnológico tem exigido destas a máxima produtividade do processo de soldagem. Porém, não são todas as empresas que sabem fazer isso, tendo muitas dificuldades para aumentar a produtividade da soldagem.

A busca pela redução do custo e aumento da produção – com consequente aumento do lucro – é uma necessidade cada dia mais recorrente em empresas que trabalham com processo de soldagem, onde aumentar a produtividade da solda será o ponto de partida para a otimização de todo o processo.

Assim vale a pena ver a importância da produtividade nos processos de soldagem, sabendo como melhorar a produtividade para que a indústria possa alcançar mais lucro.

Aumentar a produtividade: boas consequências para o processo de soldagem

Muitas são as empresas com necessidades de soldagem, mas independente disso, uma parcela destas indústrias é, por muitas vezes, mal gerida. Tal fato causa excessivo consumo de produtos, problemas na deposição do metal, raízes deformadas, formação de trincas e, muitos outros problemas. Com isso, a indústria perde em produtividade e consequentemente em lucratividade.

Como aumentar a produtividade nos processos de soldagem

Dessa forma, para sobreviverem em um mercado tão competitivo, as indústrias são obrigadas a trabalhar sempre com a incessante busca por redução dos custos e aumento dos lucros.

Assim, aumentar a produtividade vem sendo uma necessidade cada dia mais recorrente, onde o processo de soldagem deve passar pela correta identificação dos problemas, além das suas respectivas medidas para soluciona-los.

Nesta conjuntura, economia de energia, menor consumo de metal de adição, menor tempo de produção e busca pela eficiência do processo de soldagem são somente alguns pontos capazes de impactar positivamente o trabalho e contribuir com a máxima produtividade.

Processo de soldagem: como mensurar a produtividade?

Você sabia que a produtividade de um processo de soldagem pode ser definida como “o comprimento de junta soldada por unidade de tempo”?

Pareceu confuso? Pode até ser, mas ponderar a melhora desses fatores será possível por meio da análise da equação da produtividade.

Fonte: https://www.esab.com.br/br/pt/education/blog/produtividade_soldagem.cfm

Ao analisar essa equação, é possível definir que quanto maior o comprimento e menor o tempo, maior será a produtividade relacionada ao processo de soldagem.

Assim, pela equação também é possível definir que para aumentar a produtividade é necessário que a indústria:

  • Minimize a quantidade de metal depositado durante o processo de soldagem;
  • Maximize seu ciclo de trabalho;
  • Maximize a taxa de deposição.

Como fazer isso? É o que veremos a seguir.

Fatores que ajudam a aumentar a produtividade da solda

Como visto anteriormente, para aumentar a produtividade do processo de soldagem é necessário reduzir o uso de material depositado, maximizar o ciclo de trabalho e a taxa de deposição. Vejamos brevemente como melhorar esses processos a seguir.

Minimizar a quantidade de material depositado

Basicamente, a preparação da junta (tipo de chanfro e a espessura das chapas) é o fator que mais afeta a quantidade de material depositado na realização da soldagem.

Por isso, para aumentar a produtividade, é interessante escolher o chanfro com a menor área possível, além de fazer uso de um processo de soldagem que promova grande penetração.

Também é importante evitar o “reforço excessivo”, reduzindo a quantidade de material depositado. Por fim, recomenda-se utilizar chapas de menor espessura sempre que possível.

Maximização do ciclo de trabalho

O ciclo de trabalho é outro fator que contribui para aumentar a produtividade. Por isso é sempre recomendado fazer a escolha do processo de soldagem e consumíveis mais adequados.

Organização, distribuição das tarefas, melhora das condições de trabalho e segurança do soldador também são essenciais para melhorar a produtividade de qualquer processo de soldagem.

Neste sentido é fundamental ter e saber manusear os braços de extração de fumos de soldagem, sendo estes parte dos equipamentos fundamentais para garantir maior segurança.

Também é essencial ponderar medidas de prevenção de defeitos e redução das taxas de re-trabalho. Neste ponto, o treinamento do soldador é parte importante para aumentar a produtividade do processo de soldagem. Com o correto treinamento ele saberá preparar os procedimentos de soldagem sempre baseado em parâmetros adequados.

Além disso, para maximizar o ciclo de trabalho e aumentar a produtividade é essencial, sempre que possível, automatizar e mecanizar a atividade, tornando-a mais eficaz em todos os aspectos.

Um bom exemplo dessa automatização pode ser o investimento em uma mesa de corte aspirada, como já discutimos neste texto.

Maximização das taxas de deposição

Para maximizar as taxas de deposição por unidade de tempo é importante fazer a escolha do processo de soldagem, assim como os consumíveis, mais adequados para cada necessidade.

Também é recomendado utilizar correntes e uma posição de soldagem sempre adequados. Caso necessário deve-se ponderar o uso de posicionadores.

O “stick-out” (representado pela distância entre o bico de contato e a peça de trabalho) também deve ser aumentado, já que esse fator ajuda contribuir para aumentar a produtividade do processo de soldagem.

Vale lembrar que a taxa de fusão do arame é aumentada com o aumento “stick-out” devido à maior extensão do eletrodo e à maior dissipação do calor.

O papel da mecanização para melhorar a produtividade

Assim como em diversas atividades industriais, a mecanização também exercerá efeito significativo para melhorar e aumentar a produtividade do processo de soldagem em diversos aspectos.

Você conhece os riscos dos fumos de solda? Baixe nosso guia da segurança do soldador e descubra!

Com boas máquinas o número de paradas será mais reduzido e as condições de saúde e segurança são melhoradas. Além disso, com a mecanização será possível manter as correntes de soldagens e o “stick-out” elevados de forma mais homogênea durante toda a soldagem, otimizando todo o processo.

Há inclusive o que chamamos de mecanização leve. Esta é definida como a utilização de equipamentos mais simples, pequenos, fáceis de usar e geralmente de baixo custo, mas que tem grande potencial para otimizar qualquer processo de soldagem.

Portanto uma melhor mecanização e a produtividade são fatores que devem andar sempre juntos.

Aproveite essas formas para aumentar a produtividade e veja como manusear corretamente os braços de extração.