Os braços de extração representa um equipamento cada vez mais utilizado para a extração de fumos de soldagem. Eles têm a função de captar fumos de solda, gases ou poeiras decorrentes dos processos de soldagem antes que ocorra o contato com a zona de respiração do operador.

Porém, por muitas vezes os braços de extração são utilizados da forma incorreta, com isso são aumentadas as possibilidades de o soldador inalar diversas substâncias tóxicas que certamente causarão problemas futuros à sua saúde.

Por isso, é fundamental que os braços de extração de fumos sejam primeiramente de qualidade e estejam sempre bem posicionado durante o processo de soldagem. Quer saber como utilizar corretamente os braços de extração? Então acompanhe nosso texto.

Por que utilizar braços de extração?

A segurança no trabalho de um soldador vem sendo uma preocupação cada vez mais recorrente em processos industriais. Neste sentido, os braços de extração de fumos são cada vez mais uma escolha interessante. Quando utilizados corretamente, podem trazer diversas vantagens à atividade.

Catálogo Braço de Extração Articulável TR ARM

Dentre as vantagens dos braços de extração podemos citar:

  • Costumam ser bastante flexíveis e autoportantes;
  • Não obstruem os trabalhos;
  • Impactam positivamente no processo de solda;
  • Apresentam taxas de aspiração excelentes;
  • Contribuem com a mantença da saúde do soldador.

Correto posicionamento do braço de extração e a segurança ocupacional  

Sem dúvidas, saber manusear os braços de extração é fator fundamental na garantia de segurança das atividades. Porém é função do soldador definir a posição mais correta do braço, ou seja, o rastreamento dos fumos não é feito pelo sistema de extração, mas sim pelo próprio soldador, sendo ele o responsável pela sua própria saúde.

Porém, muitos erros são visualizados quando os braços de extração são utilizados. Por muitas vezes a capa de extração fica, por exemplo, exatamente acima da cabeça do soldador em direção ao ponto de solda.

Assim, ele primeiro inala os fumos de soldagem antes que eles sejam, de fato, capturados pelos braços de extração. Em outras ocasiões, o braço de extração fica posicionado muito longe da fonte dos gases de solda, dessa forma o efeito de extração torna-se ineficaz.

Por isso, durante as atividades, o exaustor deve sempre estar alinhado com a costura de solda, devendo ser posicionado a uma distância de aproximadamente 30 centímetros diagonalmente acima do ponto de solda, dessa forma garante-se que os fumos de soldagem são totalmente extraídos. 

Vale lembrar ainda que o braço de extração não deve, em nenhuma hipótese, obstruir a visão do ponto de solda.

Os braços de extração devem ser flexíveis, leves e precisos

Durante os processos de soldagem, o soldador deve encontrar o ponto correto do braço de extração o mais rápido possível, e a tecnologia tem papel determinante neste contexto. A tecnologia será fundamental para que o braço de extração de extração não prejudique o processo de trabalho.

 

O soldador somente aceitará e utilizará o braço de extração se:

  • Puder manipular o equipamento com facilidade;
  • For ergonômico; e
  • Não prejudique nem atrase seu trabalho.

Dessa forma, os braços de extração devem ser flexíveis, leves e precisos, garantindo que o soldador consiga posicioná-los com um simples movimento, de forma que o equipamento se mantenha na posição desejada, ao mesmo tempo sem atrapalhar a operação de soldagem e captando eficientemente os fumos e gases gerados.

Vantagens do correto posicionamento dos braços de extração

Como vimos, o correto posicionamento dos braços de extração é um ponto fundamental para garantir a eficiência deste equipamento e principalmente a saúde do soldador. Basicamente são três as razões para que exista o correto posicionamento destes equipamentos:

 – A extração de fumos de soldagem sem substâncias perigosas cheguem à zona de respiração só é possível com uma posição de 30 centímetros de distância diagonalmente do corpo. Em seguida, o ponto de soldagem ainda está dentro da faixa de sucção da coifa de extração.

 – Quando o braço de extração é bem posicionado, ele permanece no campo de visão do soldador (nunca deve ficar à frente do ponto de solda). Assim, ele não precisa olhar ao redor por muito tempo, podendo facilmente mover o braço de extração com uma mão durante o processo de soldagem e, assim, concentrar-se totalmente em seu trabalho.

 – Uma fonte de luz pode ser integrada no capô de extração, dessa forma, há a possibilidade de melhores condições de iluminação no campo de visão do soldador, que terá melhor visão da peça de trabalho.

Aproveite esse conteúdo e saiba porque a extração de fumos de soldagem é tão importante.