Os metais são elementos que ocupam um espaço importante em diversos processos industriais, devido a sua boa combinação de propriedades mecânicas, custo e disponibilidade. Porém, os revestimentos dos metais são capazes de causar diversos danos à saúde humana, principalmente em virtude da liberação de fumos de soldagem durante o processo de solda.

Os fumos de soldagem são originados nos processos de solda com alto grau de causar danos à saúde, mas por muitas vezes o revestimento metálico das peças que estão sendo soldadas pode potencializar ainda mais seus efeitos.

Quando originados pelos metais do revestimento a composição química dos fumos de soldagem pode ser ainda mais tóxica. Por isso, é fundamental conhecer o revestimento do metal a ser soldado, assim como é importante conhecer as medidas para reduzir os efeitos dos fumos sobre a saúde.

Você conhece os riscos dos fumos de solda? Baixe nosso manual da segurança do soldador e saiba tudo!

Material utilizado: influência direta sobre os fumos de soldagem

A toxidade dos fumos geralmente está ligada aos gases produzidos no processo de solda. Esses gases, por sua vez, estão intimamente relacionados ao tipo de material trabalhado e ao tipo de solda utilizada no processo.

Todos sabemos que os fumos de soldagem são extremamente perigosos para soldadores, quando estes trabalham sem a devida proteção e cuidado. No entanto, os fumos se tornam ainda mais perigosos quando se está soldando um metal revestido ou um metal com resíduos.

Veja o exemplo do aço inoxidável. Em função dos elevados teores de cromo e níquel presentes nos aços inoxidáveis, o risco potencial decorrente dos fumos de soldagem emitidos por estes materiais é aumentado substancialmente.

Além dessa questão, há alguns ingredientes que podem estar presentes nos revestimentos dos metais que podem ter efeitos bastante tóxicos, causando desde queixas físicas até doenças potencialmente graves.

Entre estes ingredientes presentes nos revestimentos incluem:

  • Fluidos utilizados no trabalho com os metais, caso de óleos e inibidores de ferrugem;
  • Zinco presente em aço galvanizado. Este se vaporiza para produzir óxido de zinco que pode ser um importante causador da febre dos fumos metálicos;
  • Revestimento de cádmio. Merecem cuidado extremo, já que é extremamente danoso ao pulmão e para os rins, podendo inclusive ser carcinogênico;
  • Vapores de tintas e solventes, que podem ser altamente tóxicos;
  • Tintas de primer compostas por óxido de chumbo, sendo este elemento altamente danoso à saúde humana;
  • Alguns revestimentos plásticos.

Como vemos, muitos são os ingredientes “extras” que podem se misturar com partículas muito finas de óxidos, fluoretos e metais metálicos, potencializando os danos à saúde do soldador. Por isso é fundamental que medidas de segurança sejam seguidas à risca pela indústria ou oficina de soldagem, como veremos a seguir.

Como reduzir os efeitos danosos destes revestimentos?

Muitas são as medidas para que os efeitos dos fumos de soldagem sejam reduzidos. A medida mais comum é a captação, filtragem e limpeza das partículas dos fumos durante e após a soldagem, sempre com constante monitoramento ambiental tornando o ar mais limpo.

Neste sentido pode-se utilizar os braços de captação de fumos, sendo essa a opção mais eficiente e econômica para reduzir os efeitos dos fumos de soldagem.

A segunda medida bastante corriqueira é o correto e eficiente uso de todos os EPIs destinados à proteção individual do soldador durante a atividade de solda, medida essa que inclusive está regulamentada pelo Ministério do trabalho em sua NR-6.

Fumos de soldagem

Mas para conseguir reduzir os efeitos dos fumos de soldagem decorrentes dos revestimentos do metal é fundamental que estes sejam removidos antes de iniciar a soldagem.

Neste sentido, algumas dicas importantes podem (e devem) ser seguidas pela indústria ou pela oficina de soldagem que precisará realizar tais processos em metais revestidos. São elas:

  • Remova, ao máximo, os revestimentos da área de solda com o objetivo de minimizar a fumaça (reduzindo os fumos de soldagem) e também melhorar a qualidade da solda;
  • Use produtos de decapagem, responsáveis por remover revestimentos do metal. Certifique-se de remover todos os resíduos antes de soldar;
  • Use técnicas de remoção de vácuo com lama úmida, principalmente quando necessitar remover revestimentos muito tóxicos;
  • Nunca moa os revestimentos. O pó de moagem pode ser bastante tóxico.

Por fim, o soldador deve ter ciência que é sua saúde que está em jogo, portanto todo cuidado é pouco contra os efeitos prolongados da inalação dos fumos de soldagem.

Quer saber mais? Então veja porque os fumos de soldagem são tão perigosos