Desenvolvido na década de 50, o processo de corte plasma vem tendo significativo crescimento dentro das indústrias e oficinas em geral nos dias atuais. Sua função central é o corte de metais condutores, principalmente o aço carbono, aço inoxidável e o alumínio.

Semelhante ao oxicorte, o processo de corte plasma vem sendo caracterizado como uma excelente ferramenta para o corte de metais, em virtude principalmente da sua velocidade, precisão e qualidade do corte.

Quer saber mais sobre o processo de corte plasma, seu funcionamento básico, componentes principais e vantagens mais significativas? Então acompanhe o nosso texto sobre o assunto apresentado hoje.

O que é plasma?

Para entendermos corretamente como se dá o funcionamento do processo de corte plasma, precisamos saber, primeiramente, o que é plasma. Você sabe o que é?

Na ciência sempre aprendemos que são três os estados da matéria: sólido, líquido e gasoso, entretanto há um quarto estado: o plasma. Parece confuso, mas não é… Veja uma explicação simplificada a seguir:

A diferença entre os três estados básicos da matéria está baseada em seus níveis de energia relativa. Vejamos o exemplo do gelo. Quando adicionamos energia na forma de calor ao gelo, ele irá derreter e formar água. Quando adicionarmos mais energia, a água irá evaporar e virará vapor, representando os 3 estados da matéria.

Mas se adicionarmos muito mais energia ao vapor (aquecendo-o a 11.700 °C, aproximadamente) o vapor irá se decompor em vários gases componentes, tornando-se eletricamente condutor ou ionizado, formando assim o que chamamos de plasma.

Processo de corte plasma e suas principais aplicações

O processo de corte plasma é caracterizado por utilizar um bico com um orifício para constringir o gás ionizado em alta temperatura até que possa ser utilizado para cortar seções de metais condutores, como aço carbono, aço inoxidável e alumínio.

Catálogo da Mesa de Corte Aspirada STROM

Assim que entra em contato com o metal, o arco plasma o derrete, ao mesmo tempo que a alta velocidade do gás remove o material derretido, proporcionando um corte bastante preciso e limpo.

Vale ressaltar que para a realização deste processo, são necessários alguns equipamentos de suma importância, tais como:

  • Fonte geradora de energia alimentado por eletricidade;
  • Gás que será ionizado, sendo o meio condutor do arco elétrico. Os gases mais comuns são: ar comprimido, argônio, hidrogênio nitrogênio e oxigênio;
  • Tocha plasma;
  • Grampo terra para fechar o circuito elétrico.

Em razão da qualidade e da velocidade, o processo de corte plasma é indicado para muitas aplicações, tendo a principal delas relacionada à preparação de juntas para a soldagem, caracterizadas por necessitar de uma qualidade alta e corte, somada à um procedimento limpo para que a operação seguinte seja mais facilmente executada.

Além do mais, o processo de corte plasma pode ser aplicado em todas as ações que necessitem cortar metais como aço inoxidável, aço carbono, alumínio, cobre e ferro fundido.

Vantagens do corte plasma

O processo de corte plasma costuma ser bastante comparado ao processo de oxicorte, caracterizado por ser um processo de corte metalúrgico, cuja principal característica é a expulsão do material aquecido pela ação da pressão do oxigênio, gerando, por isso, quantidades maiores de resíduo.

Mas apesar dessa comparação, muitas são as vantagens do corte plasma sobre o oxicorte. A principal vantagem é a significativa redução do risco de deformação por causa da propagação térmica na zona de corte, além da sua grande velocidade de corte.

Mas além destas vantagens, há também muitas outras que estão fazendo a indústria optar cada vez mais pelo corte plasma. São elas:

  • Gera mais economia em relação ao gás aplicável;
  • Processo eficiente de corte, pois não necessita de pós operação;
  • Maior facilidade na operação, proporcionando aumento da produtividade;
  • Corte limpo, sem deixar escória, não havendo a necessidade de utilizar um esmeril posteriormente;
  • Proporciona o corte de uma ampla faixa de espessuras podendo cortar metais com diferentes espessuras, dependendo do equipamento utilizado;
  • Corta todo tipo de metal condutor, como aço carbono, aço inoxidável, alumínio, bronze, cobre e ferro fundido;
  • Perfura sem pré-aquecimento (que é necessário no oxicorte);
  • Processo de fácil manuseio e entendimento, proporcionando por isso um treinamento muito efetivo e bastante rápido para o operador.

Cuidados com o calor da chama e com os resíduos

Apesar dessas das muitas vantagens, o processo de corte plasma é um processo térmico (por isso gera bastante calor) e que deixa resíduos sólidos que precisam ser melhor controlados.

Por estas razões, o trabalhador que estiver operando uma máquina de corte plasma deve sempre utilizar proteção adequada contra calor e chamas durante a operação. A proteção facial é fundamental, devendo ser adotado o uso de lentes de sombreamento adequadas.

Já para reduzir os efeitos dos resíduos gerados pelo processo de corte plasma (também conhecidos como fumos), a indústria deve, na medida do possível, adotar sistemas de remoção, exaustão e limpeza de escórias produzidas durante o corte plasma. As mesas de corte aspirada são ótimas opções neste sentido.

Quer saber mais sobre como extrair fumos em processos de corte industrial? Então leia agora mesmo nosso texto sobre esse assunto.