Durante o corte térmico e processos de soldagem, grandes quantidades de poeira com milhões de partículas de poeira fina (voláteis) são geradas sendo altamente tóxicas. Por isso vem sendo cada dia mais importante que a indústria adote uma mesa de corte aspirada que seja responsável pela eficiente extração de fumos de soldagem.

O uso de uma mesa de corte aspirada garante maior segurança ocupacional durante as aplicações, além de proteger as máquinas e outras instalações dentro da indústria contra fumaça e poeira, exercendo influência direta sobre a qualidade dos produtos e vida útil das plantas industriais.

Neste sentido, é importante saber que alguns são os fatores que garantem eficiência na extração de fumos de soldagem. Você quer conhece-los? Então acompanhe nosso conteúdo de hoje.

  1. Um bom suporte da mesa de extração de fumos de soldagem é decisivo

Uma boa mesa de extração de fumos de soldagem é parte essencial dos modernos sistemas de corte. Normalmente, uma mesa de extração de fumos de soldagem inclui quadros individuais com hastes de suporte inseridas para a colocação da chapa metálica que será cortada.

Essas estruturas devem ser facilmente removidas para a correta limpeza da mesa, incluindo as hastes de suporte usando um guindaste ou empilhadeira.

A qualidade das estruturas de suporte e hastes de suporte, por sua vez, depende da tarefa de corte. Por exemplo, se a chapa a ser cortada for mais espessa, o suporte do material também deve ser adequadamente estável para suportar o peso e a carga térmica.

Também deve-se ter cuidado para garantir que o feixe de corte seja guiado de forma limpa para a mesa de extração. Caso contrário, eles seriam preenchidos com escória na mesa de extração e o quadro seria soldado ao elemento da mesa.

  1. Escolha a mesa de extração correta para a aplicação mais relevante

Várias são as opções em mesas de corte aspirada destinada à extração de fumos de soldagem, algumas mais básicas e outras mais modernas. Por isso a escolha deve ser feita de acordo com alguns requisitos operacionais.

Mesa de corte Aspirada - STROM - Baixe nosso catálogo gratuitamente

Entre os requisitos operacionais mais comuns para a escolha, pode-se citar:

  • Espessura da chapa metálica;
  • Capacidade de suporte de carga;
  • Processo de corte adotado

Ao considerar esses fatores, a escolha da mesa de corte aspirada será mais assertiva.

  1. Design modular pode facilitar o equipamento

Uma mesa de extração de fumos de soldagem deve ser modular. Ela é fácil de montar graças a uma padronização de elementos individuais. Esse design modular não só proporciona vantagem financeira, tornando a produção em série mais possível, mas também é necessário tornar o transporte mais fácil.

Mesas de extração também são tipicamente alinhadas em largura acima de uma largura de 3,1 m. Uma mesa de extração tão longa permite, por exemplo, usar metade da mesa para equipar, enquanto a outra metade é usada para cortar. As empresas, assim, conseguem alcançar maior eficiência na utilização da máquina.

  1. Extração de segmento promove operação com maior eficiência energética

Em uma mesa eficiente, a extração não ocorre permanentemente em todos os módulos instalados, visto que os módulos da mesa de extração individual são subdivididos em câmaras.

 

Dependendo dos requisitos, as válvulas e cilindros pneumáticos abrem automaticamente as abas de extração nos segmentos. Este controle dos segmentos pode inclusive ser realizado eletropneumicamente usando válvulas solenóides.

Ambos os processos costumam compartilhar uma coisa: a tecnologia de extração está alinhada aos processos de corte e captura apenas substâncias perigosas onde o corte realmente ocorre.

No máximo, dois segmentos estão em uso ao mesmo tempo durante as fases de transição. Isso permite uma captura efetiva de partículas finas de poeira e gases com um poder de extração comparativamente baixo.

Neste contexto é importante considerar que as mesas de corte aspirada capturam as substâncias perigosas diretamente onde ocorrem, com isso evita-se que elas se espalhem para o ar ambiente.

  1. Mesas de extração pode ser combinada com alguns sistemas padrão

Naturalmente, uma mesa de extração de fumos de soldagem deve, necessariamente, combinar com a planta de corte previamente planejada – e isso com relação à execução, comprimento, largura e altura.

Portanto, deve ser possível combinar uma mesa de extração com uma planta de corte padrão. Com isso, o desempenho de extração dos fumos de soldagem necessário resulta, por exemplo, do tamanho da mesa de extração, do processo de corte, do número e, se necessário, da capacidade dos queimadores, das correntes de corte e da espessura da chapa.

A quantidade de poeira a ser esperada também deve ser o fator decisivo ao selecionar a planta de filtragem correta.

  1. Acessibilidade e rápida limpeza

Maior acessibilidade para a limpeza e manutenção é muito importante para uma mesa de corte aspirada, por isso deve fazer parte dos aspectos de escolha do equipamento.

Manutenções simples e constantes desempenham um papel bastante importante nas operações de corte para manter as paradas do equipamento mais curtas possível. Para economizar, outras variantes das mesas de extração oferecem opções adicionais que possibilitam descartar diretamente os detritos.

Essas mesas de extração de fumos de soldagem são especificamente equipadas para descartar permanentemente a escória durante a operação. Como o suporte em uma mesa de extração consiste em chapas metálicas individuais, as empresas podem substituí-las independentemente.

Gostou deste conteúdo? Então aproveite e saiba porque também é importante investir em bons equipamentos para soldagem.

Baixe gratuitamente nosso manual de segurança do soldador