Os processos de soldagem estão sendo amplamente utilizados na indústria. Basicamente, este processo promove a união de peças de metal, fazendo com que elas se comportem como uma só sem comprometer as propriedades físicas e químicas dos materiais base.

Mas você sabia que o desenvolvimento dos processos de soldagem moderna iniciou-se juntamente com a Revolução Industrial, a partir da descoberta do arco elétrico, em 1801?

Mas essa é só uma das curiosidades que contam a história e a evolução dos processos de soldagem! Você quer conhecer a história deste importante processo? Então acompanhe nosso post de hoje.

História dos processos de soldagem: desde os tempos antigos

A história da soldagem é mais antiga do que imaginamos. Muitos artefatos encontrados por arqueólogos, eram confeccionados utilizando recursos da brasagem, caracterizada por ser um processo de soldagem onde se utiliza a adição de um metal diferente dos metais base.

História dos processos de soldagem: desde os tempos antigos

Na idade do Bronze (3300 AC – 1200 AC) peças metálicas eram unidas colocando-se uma delas em um banho de metal líquido, apoiando-a em outra peça e deixando o metal líquido se solidificar, soldando suas partes. Ainda na idade do bronze, pequenas caixas circulares de ouro foram feitas por meio de solda por pressão.

A partir da idade do ferro (1200 AC – 200 AC) foi utilizado o processo de solda por forjamento. Neste processo, duas partes de ferro eram aquecidas a altas temperaturas (rubro) sendo posteriormente unidas por pressão (conhecida como forjamento).

Tempos modernos: Desenvolvimento da soldagem moderna

O desenvolvimento da soldagem moderna teve elevado avanço a partir da Revolução Industrial, principalmente em razão da descoberta do arco elétrico, ocorrida em 1801. Já em 1877 foi desenvolvida a soldagem por resistência, que era um processo de soldagem bastante prático.

Em 1885, foi desenvolvido a soldagem por arco elétrico, que fazia uso de um eletrodo de grafite. Mais tarde houve a substituição por um arame metálico que décadas depois se tornaria o processo de solda mais popular entre todos até os dias de hoje.

Os processos de soldagem continuaram a se desenvolver amplamente nos anos seguintes, sendo que em 1907, foi depositada a patente do primeiro eletrodo revestido, que rapidamente se tornou um dos processos de soldagem mais estáveis.

Já a primeira máquina de solda portátil foi inventada em 1911, sendo que em 1916, foi desenvolvida a primeira versão do processo de soldagem MIG (Metal Inert Gas).

Durante os anos de 1930, a soldagem foi um dos fatores que contribuiu para o estabelecimento da indústria naval de estaleiros. Neste período também se iniciaram os estudos para o desenvolvimento do processo de soldagem TIG (Tungsten Inert Gas), que usa eletrodos de tungstênio em atmosfera de gás inerte, sendo patenteado em 1942.

Em 1935, inventou-se o processo de solda por Arco Submerso conhecido por suas potentes fontes de energia e alto poder de deposição de material.

Na década de 40 surgiu a soldagem a arco de gás tungstênio – TIG (GTAW). Já na década seguinte surgiu a solda com gás carbônico (CO²), tornando a solda MAG ainda mais barata, fazendo com que ela dominasse os processos produtivos em aço.

Foi nesse período que também surgiram os processos de corte plasma e o processo de solda com arame tubular, que passou a substituir o eletrodo revestido em diversos segmentos.

Durante a década de 1990, novos avanços surgiram, como a solda por ficção mecânica e a criação de um novo método que aumenta em até 300% a penetração de fluxos de cordão de solda. Já nos anos 2000, foi criada a solda por pulso magnético. Por fim, em 2008, surge a solda híbrida a laser/MIG.

Futuro dos processos de soldagem: Indústria 4.0

O setor da indústria já está na sua 4ª revolução, também conhecida como Indústria 4.0. Iniciado em meados de 2010, esse momento é caracterizado pela elevada inteligência artificial, aliada a robótica e monitoramento constante das atividades. E é claro, que os processos de soldagem também seguirão a mesma tendência.

Hoje em dia já há indústrias que realizam a soldagem de forma quase toda robotizada possibilitando a conferência de mais qualidade, consistência e repetibilidade dos processos de soldagem, impactando diretamente na qualidade das peças soldadas.

Outro fator que vem crescendo rapidamente nos últimos anos tem relação direta com a segurança e cuidados inerentes a saúde do soldador, principalmente quanto a eficiência na extração dos fumos e escórias, que são tóxicas e decorrentes dos processos de soldagem.

No momento, os processos de soldagem já podem ser realizados em mesas de corte aspiradas, capazes de, por meio de um sistema automatizado, remover escórias produzida a partir do plasma, oxicorte e corte laser.

Também já existem os braços de captação de fumos, que tem como principal função captar os fumos gerados nos processos de soldagem antes do contato com a zona de respiração do operador.

Ao longo dos anos, muitos foram os avanços, mas a evolução está longe de acabar, isso porque o desenvolvimento de novos materiais e a busca pela perfeição irão exigir novos métodos de soldagem, por isso a evolução continuará constante.

Gostou deste conteúdo? Então aproveite e saiba porque a extração dos fumos de soldagem é tão importante

Catálogo Braço de Extração Articulável TR ARM - Treal