Você sabia que nove em cada dez pessoas respiram diariamente ar contaminado no mundo? Este é o resultado do mais recente relatório divulgado pela Organização Mundial da Saúde (OMS), que mostra a poluição do ar como um dos problemas mais sérios da sociedade moderna.

A poluição do ar é o resultado do lançamento na atmosfera de elevadas quantidades de gases, partículas líquidas e sólidas, com alto potencial em causar impacto ao meio ambiente, além de problemas bastante sérios à saúde humana.

Com múltiplas consequências para a saúde do ser humano, a poluição do ar provém, em grande parte, de processos industriais e dos transportes que utilizam motor a combustão. Por isso, vale a pena conhecermos os impactos que a poluição pode ter sobre a saúde humana, além das medidas mais eficientes no âmbito industrial para reduzi-la.

Conheça em nosso infográfico os EPIs obrigatórios para processos de soldagem

Poluição do ar e saúde humana: Triste relação

Com a maior industrialização muito tem se falado sobre a poluição do ar e seus riscos à saúde humana, entretanto, muitos de nós não nos damos conta do quanto o problema está se agravando nos últimos anos.

Segundo dados da OMS estima-se que sete milhões de pessoas morrem a cada ano em decorrência da má qualidade do ar. Para termos uma ideia, a poluição do ar mata mais que a AIDS e a malária juntas.

E no Brasil? Bom, aqui no Brasil a situação não é diferente! O mesmo levantamento fala em 50 mil mortes por ano no país, mas outras pesquisar indicam que esse número pode ser ainda maior.

Há estudos inclusive que indicam que um morador de São Paulo perde, em média, um ano e meio de sua vida por causa da poluição. Viver na capital paulista seria equivalente a uma pessoa fumar quatro cigarros por dia.

Mas independente dos números é certo que, em diversos países, o nível de poluição do ar está bastante acima do considerado aceitável pela OMS, causando sérios problemas à saúde humana.

Consequências da poluição na saúde humana

Muitas são as consequências quando estamos expostos diariamente aos gases nocivos e muitas vezes tóxicos decorrentes da poluição do ar. Os maiores problemas ocorrem principalmente devido à inalação constante dos gases e à exposição a partículas finas capazes de penetrar profundamente nos pulmões.

Tais ocorrências podem ocasionar doenças pulmonares obstrutivas crônicas e infecções respiratórias, incluindo pneumonia. Também são importantes responsáveis por aumentar o número de câncer de pulmão nos últimos anos.

Há ainda aqueles problemas à saúde humana desencadeados a curto prazo pela poluição do ar, entre eles, a irritação das mucosas, da garganta e casos de bronquite.

Além das doenças respiratórias, a poluição do ar também é uma das principais responsáveis por óbitos causados por acidentes vasculares e doenças cardíacas, decorrentes do aumento da pressão arterial e a inflamação dos vasos.

Mas pesquisas recentes indicam que a poluição do ar vem exercendo influência também sobre o desempenho cognitivo de adolescentes e adultos. Segundo as pesquisas o dano causado pela poluição do ar sobre o desempenho cognitivo das pessoas é maior quando há exposição mais prolongadas e intensas à poluição.

Vale lembrar que a falta de desempenho cognitivo tem consequências graves sobre uma variedade de atividades cotidianas que requerem acuidade mental, como por exemplo, o momento de tomadas de decisões na vida das pessoas.

Como indústrias podem reduzir a poluição do ar?

Junto com o setor dos transportes, historicamente a indústria é uma das grandes responsáveis pela elevação da poluição do ar em todo o mundo, principalmente após a revolução industrial.

Poluição do ar no meio industrial

Por isso é fundamental que cada indústria disponha de mecanismos que ao menos reduzam a emissão de partículas e gases poluidores do ar.

Neste sentido, as indústrias devem adotar, dentre outras medidas, sistemas de filtros e exaustão capazes de filtrar as partículas lançadas ao ar, tornando o ar “menos sujo”. Hoje há no mercado sistemas de filtros cada vez mais eficientes e modernos.

As indústrias também devem adotar sistemas capazes de captar gases e substâncias tóxicas decorrentes dos processos de soldagem (comuns em muitas indústrias), conhecidas como fumos de soldagem. Estas substancias são importantes causadoras de diversos problemas à saúde do trabalhador industrial, que pode até ir à óbito.

Para isso a indústria deve adotar equipamentos como braços captores de fumos e mesas aspiradas, garantindo a mantença da saúde de seus colaboradores.

Também há a necessidade de diminuir o uso de combustíveis fósseis (gasolina, diesel, querosene) substituindo-os por formas mais limpas e renováveis, como a biomassa e biocombustíveis.

Por fim vale ressaltar que a nossa saúde é o nosso bem mais precioso, por isso diminuir a poluição do ar deve representar um claro objetivo para todos nós!

Gostou deste conteúdo? Então aproveite e saiba mais sobre os fumos de soldagem e como eles afetam o corpo humano