As indústrias metalúrgicas representam um dos setores mais representativos da economia brasileira, gerando valores sempre expressivos e muitos empregos, mas são pressionadas na mesma proporção quando se trata do atendimento às exigências da legislação ambiental.

De fato, as indústrias metalúrgicas recebem forte fiscalização dos órgãos ambientais para que cumpram as leis. Essa alta fiscalização tem uma explicação, visto que boa parte das atividades que envolvem o setor são consideradas poluentes, com grande potencial para causar danos graves e até irreparáveis ao meio ambiente.

Assim, para que funcione sem nenhuma sanção prevista em lei, é necessário que a indústria metalúrgica cumpra todas as exigências impostas pela lei ambiental, mas é imprescindível que ela atrele isso à performance industrial, ou seja, deve garantir lucratividade e preservação ambiental ao mesmo tempo.

Veja, neste texto, como as indústrias metalúrgicas podem se adaptar às normas ambientais sem que isso prejudique seu desempenho produtivo.

Principais riscos ambientais em indústrias metalúrgicas

Indústrias metalúrgicas são fundamentais para o desenvolvimento de diversos países, por isso é bastante explorada, apresentando crescimento quase que constante. Entretanto, o crescimento das indústrias tem como consequência um aumento notável no consumo de recursos naturais e na geração de diferentes tipos de resíduos.

Estes, geralmente possuem grandes concentrações de metais e gases poluentes que, se não forem tratados adequadamente, podem formar diversos tipos de substâncias, as quais podem afetar o meio ambiente, além de comprometer seriamente a saúde pública e a comunidade local.

Dessa forma, os riscos mais recorrentes de impacto ambiental estão relacionados à estrutura deficiente, excessiva geração de resíduos sem o correto destino ou tratamento (podendo poluir o solo, a água e o ar), ruído em excesso e excessivo uso da água, energia e matéria-prima.

Porém, tais impactos foram ignorados por muito tempo, sem muitos cuidados. Mas com a globalização, maior pressão da sociedade e as normas de certificação ambiental, o cenário já é outro.

Por esses motivos, as indústrias metalúrgicas brasileiras estão, cada vez mais, aderindo aos sistemas de gestão que atendam às necessidades e exigências da sociedade quanto à questão ambiental, solucionando ou reduzindo tais problemas.

Invista em um programa de gestão ambiental

Como já dito, reduzir os efeitos negativos do processo industrial é fundamental na atual conjuntura da sociedade. Porém, essa ação deve ocorrer em equilíbrio com o desenvolvimento industrial. Para isso, a gestão ambiental se torna fundamental.

Isso porque, a gestão ambiental representa uma das áreas mais importantes para que seja alcançado um equilíbrio entre a máxima produção industrial e a manutenção do meio ambiente.

Uma gestão ambiental eficiente prioriza métodos e práticas que favorecem o uso racional dos recursos naturais, minimizando os impactos ambientais das atividades econômicas e industriais, mas que ao mesmo tempo, proporcione o crescimento industrial.

Com a gestão ambiental, as indústrias metalúrgicas continuam sendo importantes fontes de emprego e desenvolvimento da sociedade, mas para isso precisarão se dedicar a:

  • Melhorar a usabilidade de suas matérias-primas;
  • Agir de forma mais responsável com relação ao uso de água e energia;
  • Investir em tecnologia para armazenar, tratar e descartar de forma segura os diversos resíduos gerados;

Neste sentido, uma das formas de gerenciamento ambiental com maior adoção pelas indústrias metalúrgicas tem sido as normas internacionais da série ISO 14000, onde as empresas que seguirem todas as regras, irão obter uma certificação específica.

Como reduzir os impactos ambientais nas indústrias metalúrgicas?

Vários são os fatores relacionados à gestão ambiental que influenciam diretamente na redução dos impactos ambientais presentes nas indústrias metalúrgicas. Neste sentido, estas indústrias devem agir nas seguintes frentes:

  • Identificar quais são os riscos ambientais mais significativos dentro do processo industrial;
  • Criar e conduzir um sistema de gerenciamento e planejamento da produção, essencial para controlar o uso da matéria-prima utilizada;
  • Tornar os métodos de produção industrial mais eficazes a fim de reduzir a geração de resíduos sólidos e o consumo de matéria-prima;
  • Realizar um eficiente gerenciamento de resíduos sólidos gerados durante o processo produtivo, buscando segregar, acondicionar e dar destinação correta ao resíduo;
  • Buscar reciclar os resíduos de aço decorrentes do processo industrial metalúrgico;
  • Promover o treinamento de funcionários, conscientizando-os a promover ações mais sustentáveis;
  • Buscar manter constantemente a segurança dos funcionários, com o uso de EPIs e EPCs, além da adoção de equipamentos que captem e extraiam os fumos gerados durante os processos de solda, processos de corte , processos de esmerilhamento e etc.
  • Realizar auditorias anuais, responsáveis por avaliar os critérios ambientais preestabelecidos, fazendo a organização se dedicar e adaptar-se constantemente a evolução.

Com estas ações, as indústrias metalúrgicas certamente conseguirão reduzir os impactos ambientais decorrentes de seus processos, além de melhorar sua imagem perante toda a sociedade. 

Gostou desse conteúdo? então confere mais em nosso blog e não perca nossas novidades!