A soldagem é caracterizada por ser o modo mais rápido de ligar permanentemente materiais (geralmente metálicos), mantendo suas características. Mas para isso é muito importante que a empresa invista em bons equipamentos para soldagem, garantindo maior saúde e segurança bo trabalho.

Com o maior profissionalismo do setor, a utilização de equipamentos para soldagem adequados vem sendo cada dia que passa mais importante. Alinhado a isso, está a questão da saúde e segurança no trabalho relacionada à profissão de soldador, que precisa sempre ser ponderada.

Dessa forma, além de mais produtivos e eficientes, tais equipamentos devem garantir que o soldador corra o mínimo possível de riscos.

Você quer conhecer essas e outras razões que estimulam a empresa a investir em bons equipamentos para soldagem? Então acompanhe nosso texto de hoje.

Bons equipamentos para soldagem: mais qualidade, economia e retorno

Na atual conjuntura, economizar é motivo de grande necessidade, e para o setor de soldagem não é diferente. Além de contribuir com o meio ambiente, a economia com a soldagem é sinônimo de redução de custos, que podem refletir diretamente no preço final do seu produto ou serviço, tornando o seu negócio mais ou, menos competitivo.

Bons equipamentos para soldagem: mais qualidade, economia e retorno

Mas, investir em equipamentos de soldagem de qualidade superior que proporcionem economia e otimização do processo pode não ser um trabalho simples devido às vastas possibilidade, por isso esse tem sido um grande desafio para as indústrias.

Outro ponto importante relacionado ao investimento em melhores equipamentos para soldagem relaciona-se ao menor impacto ambiental que bons equipamentos geram.

Tal fato é muito importante, já que a questão ambiental tem sido bastante discutida nas indústrias e na sociedade em geral, principalmente nas indústrias que utilizam processos de soldagem, em virtude do alto perigo dos gases e fumos de solda gerados.

Estas empresas também devem investir na gestão da segurança no trabalho, adquirindo EPIs relacionados ao setor e supervisionando e orientando os trabalhadores sobre os riscos.

Além disso, por questões legais, muitas empresas devem ter especialistas em saúde e segurança no trabalho, que tem a responsabilidade de garantir a integridade do trabalhador.

Bons equipamentos garantem saúde e segurança no trabalho

Uma das grandes preocupações das indústrias na atualidade é garantir a saúde e segurança no trabalho, promovendo a saúde dos trabalhadores e consequentemente reduzindo as faltas ao trabalho. Essa preocupação deve ser ainda maior quando são utilizados processos de soldagem.

Ao focar neste tema as empresas buscam redução dos acidentes e doenças ocupacionais no Brasil que podem trazer grande variedade de despesas, desde custos médicos e indenizações até perda de produtividade e desgaste da imagem da empresa.

Dessa forma, as soldas devem ser escolhidas conforme a peça a ser soldada, assim como os fluxos devem estar de acordo com a soldagem, ou seja, para alcançar um padrão de qualidade superior, é preciso conseguir a combinação correta desses itens.

Além disso, investimentos em eficientes equipamentos destinados à captação de fumos de soldagem representam necessidades cada vez mais corriqueiras, pois garantem saúde e segurança no trabalho.

Solicite um orçamento do Braço de Extração Articulável - Treal

A adoção de braços extratores de fumos, exaustores portáteis, filtros diversos e mesas aspiradas representam alguns destes equipamentos que garantem maior segurança ao trabalhador, além de garantir a sua saúde contra a toxidade decorrente dos fumos de solda.

Assim, faz-se indispensável encontrar equipamentos para soldagem com características que mais se adequam ao dia a dia, tanto na questão de produtividade, quanto de saúde e segurança no trabalho, por isso um correto dimensionamento é prioritário.

Saiba identificar um equipamento de soldagem de qualidade

Identificar equipamentos de soldagem que apresentem qualidade capaz de gerar economia, segurança e saúde é sempre importante. Para isso, deve-se investir em equipamentos para soldagem que sejam fabricados e projetados sempre de acordo com as normas regulamentarias para a fabricação de equipamentos elétricos, tais como a ABNT, UL, CSA e NEMA.

Essas normas e parâmetros possibilitam que o comprador, e futuro usuário do equipamento, máxima segurança no uso e manutenção de tais equipamentos, além de melhor eficiência da atividade, minimizando gastos e proporcionando maior saúde e segurança no trabalho.

Mas para que o equipamento seja utilizado de acordo com suas recomendações técnicas, ponderar uma boa formação profissional é fundamental. Para isso, o soldador deve ter treinamento constante relacionado aos conceitos de segurança e usabilidade dos equipamentos de soldagem, particularmente os aspectos de utilização de EPI´s. equipamentos e acidentes.

Assim, para uma soldagem perfeita, alinhada com a segurança do trabalhador é importante sempre utilizar equipamentos de primeira linha com a devida certificação, soldador qualificado e respeito às normas de segurança.

Por fim, deve-se utilizar de forma permanente todos os equipamentos de apoio e extração de fumos que garantem maior saúde do trabalhador.

Aproveite essas medidas de saúde e segurança e conheça os braços de extração de fumos oferecidos pela Treal.

Conheça os EPIs obrigatórios para processos de soldagem - Treal