Mesa aspirada e mesa de água são equipamentos essenciais para processos de corte térmico de metais, como alumínio e aço. Essas mesas são as responsáveis por realizar a captação de fumos (fumaça) e partículas metálicas gerados no processo.

Essas partículas, por si só, constituem um alarmante nível de poluição do local de trabalho, excedendo, na grande maioria dos casos, os limites de poluentes permitidos pela legislação brasileira.

Cada uma destas mesas tem a capacidade em captar a fumaça e o pó com relativa eficiência. Porém, cada uma delas apresenta virtudes e defeitos que podem nos guiar a fazer a escolha de uma em detrimento da outra.

Você sabe quais são os fatores que você deve considerar nessa escolha? Conheça as diferenças e aplicações de cada uma delas e veja qual pode se enquadrar melhor às necessidades do seu processo industrial.

Características das mesas com água

Também conhecidas como mesas d’agua, estas mesas são constituídas basicamente pela estrutura de apoio das chapas a serem cortadas e um reservatório de água que fica localizado logo abaixo do nível de corte (nível de apoio da chapa). Nesta mesa, a água atua como um absorvente dos poluentes gerados, além de ajudar a reduzir os níveis de ruído e radiação luminosa durante o processo.

Para garantir eficiência na captação de fumos a espessura da lâmina d’agua deve ser a menor possível. Assim a espessura é, usualmente, de 100mm, sendo necessário também o uso de aditivos para redução da tensão superficial e prevenção da disseminação de bactérias.

As mesas de água apresentam como principal vantagem um menor investimento inicial, já que dispensam mecanismos internos e sistema de exaustão e filtragem necessários nas mesas aspiradas, como veremos a seguir.

Entretanto, essas mesas apresentam elevado custo de operação, pois há a necessidade de constantemente realizar o esvaziamento e o reenchimento do tanque de água, além de maior tempo de parada para o tratamento da água utilizada.

Características da mesa aspirada

Já as modernas mesas aspiradas (também chamadas de “downdraft tables”) são constituídas por uma estrutura de suporte, onde a chapa será cortada, e um sistema de compartimentos (setores) e válvulas (dampers) que possibilitam a captação dos poluentes via sistema de exaustão e filtragem.

A mesa aspirada costuma ser mais utilizada em ambientes tecnologicamente mais avançados, principalmente aqueles onde não se admite mais o uso de água como meio de absorção dos fumos metálicos.

Por representar uma captação de fumaça e pó metálico realizado na sua totalidade a seco, a mesa aspirada costuma ter custo de operação reduzido, tendo redução drástica no tempo de máquina parada para limpeza e na menor necessidade de mão de obra, pois a mesma pode ser equipada com sistemas de limpeza automatizados onde a limpeza de maneira continua mesmo durante o corte, o que torna possível a recuperação de peças evitando o contato do operador com água através da “pesca” de peças, conforme ocorre na mesa com água.

Além disso, a mesa aspirada tem uma contribuição bastante significativa na questão ambiental, pois não há necessidade da água e o sistema de coleta de particulado via exaustão e filtragem, elimina-se por completo o risco de contaminação de mananciais, rios, solos, etc.

O Investimento inicial de um equipamento com mais tecnologia e segurança é compensado tanto pela redução no custo de operação quanto pelo expressivo ganho ambiental e laboral evitando passivos .

Mesa com água x Mesa Aspirada: Qual escolher?

Como visto anteriormente, tanto a mesa com água quanto a mesa aspirada apresentam vantagens e desvantagens quanto ao seu uso na captação de pó metálico e fumaça decorrentes do corte.

A tabela abaixo simplifica algumas das vantagens, semelhanças e desvantagens de cada um desses processos.

Na tabela apresentada vemos que a mesa a exaustão apresenta vantagens significativas quando comparada a mesa de água.

As vantagens da mesa a exaustão se relacionam principalmente à qualidade do corte, a preocupação com o meio ambiente e a saúde do trabalhador.

Dessa forma, apesar da mesa de água ser mais comum, a mesa aspirada tende a ser mais importante daqui para frente, pois ela é ecologicamente melhor em virtude de diversos aspectos.

O primeiro aspecto tem relação com a qualidade do corte. A mesa aspirada tem capacidade de realizar o oxicorte e o corte a plasma com qualidade igual à mesa de água, já o corte a laser é mais eficaz na mesa aspirada.

A Mesa aspirada também resolve melhor o problema do poluente, pois não há a necessidade de água para a realização do corte. Esta é trocada por aspirantes de pó, que não são poluentes.

Com isso, não há a necessidade em fazer tratamento de água, já que o pó é completamente aspirado durante o processo (lançando apenas ar ao ambiente). Assim, atende-se as exigências ambientais quanto o descarte e o tratamento de líquidos contaminados.

Outro aspecto importante tem relação com a saúde do operador. Na mesa a exaustão não há o contato direto do poluente com o operador, garantindo sua segurança e, principalmente, sua saúde.

Portanto, a mesa aspirada apresenta vantagens mais significativas, em virtude do corte mais eficiente e principalmente do ganho ambiental. Se gostou desse post, te convidamos a conhecer nosso blog e acompanhar semanalmente nossos conteúdos.