As indústrias que realizam diariamente processos com solda devem sempre se preocupar com a saúde de seus funcionários, tornando o ambiente mais salubre possível. Neste sentido, soluções como a mesa de corte aspirada são fundamentais para suprir esse tipo de demanda.

Todo processo de corte é caracterizado por gerar uma alta quantidade de fumaça e de partículas metálicas que são tóxicas para a saúde humana, portanto é necessário fazer uso de alguma forma para sugá-las, impedindo que entrem em contato com o homem. Uma dessas formas é utilizar uma mesa de corte aspirada.

A mesa de corte aspirada, quando bem operada traz diversas vantagens ao processo de corte. Quer conhecer todas essas vantagens que certamente vão estimular sua indústria a ter uma? Então veja este texto.  

O que é uma mesa de corte aspirada?

Em indústrias, as máquinas de corte necessitam de uma mesa de apoio que irá segurar a chapa de metal de onde as formas serão cortadas. O que ocorre, porém, é que durante esse processo as quantidades de fumaça e partículas metálicas geradas são bastante elevadas, por isso há a necessidade de ponderar alguma forma para suga-las, tendo a mesa de corte aspirada como uma das melhores opções.

Mesa de corte aspirada - Treal Equipamentos Industriais

A mesa de corte aspirada tem como função a remoção constante de escórias produzidas a partir de diversos cortes, como plasma, oxicorte e corte laser, sem que estas entrem em contato com o trabalhador.

Além disso, quando adota uma mesa de corte aspirada a indústria terá maior possibilidade de se adequar às normas de segurança e atender às leis ambientais, evitando acidentes e problemas de saúde aos seus colaboradores.

Limpeza da mesa de corte: mais fácil na mesa aspirada

Quando adotada, a mesa de corte aspirada trará diversas vantagens para a indústria. Mas a vantagem mais significativa é, certamente, a eficiência no processo de limpeza da mesa de corte.

A limpeza da mesa de corte é considerada uma das tarefas mais difíceis dentro do processo industrial, consumindo bastante tempo, principalmente quando são utilizadas mesas de corte com água, outra variedade deste tipo de produto.

A maioria das mesas com água possuem bandejas removíveis que podem ser retiradas, esvaziadas, raspadas e escovadas, destinadas à limpeza da mesa. Entretanto, o que ocorre é que esse tipo de mesa irá necessitar de troca periódica de água, e nunca se sabe se essa água é ou não um “resíduo perigoso”.

Neste contexto, uma mesa de corte aspirada não tem esse problema, além de não necessitar de nenhum contato manual para a limpeza, com ela ocorrendo de forma continua através de um sistema de esteiras desenvolvido para trabalhar em ambiente extremamente produtivo onde o fluxo de corte não pode ser interrompido.

Demais benefícios da mesa de corte aspirada

Além da maior facilidade de limpeza, a mesa de corte aspirada possui diversas outras vantagens que certamente vão estimular a indústria a tê-la.

A primeira vantagem tem relação com a vida útil do equipamento. Por não usar água, a mesa de corte aspirada não tem o problema com ferrugem, naturalmente aumentando sua durabilidade.

Entretanto, uma mesa com aspiração possui alta complexidade, por isso a manutenção é essencial, com todos seus componentes devendo ser inspecionados regularmente para verificar se há danos ou se estão funcionando adequadamente.

Outra vantagem de uma mesa de corte aspirada está relacionada à ausência de algas, bactérias e odores em excesso, mais comun em mesas que fazem uso da água para coletar escócias e resíduos do corte.

A maioria das mesas com água tendem a ficar manchadas com um lodo escuro metálico capaz de escurecer a água, assim algas e/ou bactérias podem se acumular na água sem que sejam percebidas, ocasionando cheiros desagradáveis e riscos à saúde. Tais problemas não ocorrerão com a adoção de uma mesa aspirada, visto que ela não faz uso da água.

Por fim, a mesa de corte aspirada trará maior eficiência aos processos de corte em bisel e corte de aço carbono. O corte em bisel é caracterizado por apresentar cabeçotes chanfradores, seja em plasma ou oxi-combustível, estes representam estações bastante grandes com componentes mecânicos próximos ao maçarico.

Neste sentido, uma mesa com aspiração não tem paredes laterais acima da superfície de corte, não havendo nenhuma obstrução para o cabeçote chanfrador, possibilitando que o corte em bisel seja feito em toda a extensão da chapa sem preocupação com dano ao equipamento.

Já o corte de aço carbono será bastante eficiente em uma mesa com aspiração, rendendo excelente qualidade de corte, principalmente em razão do não enferrujamento das partes, fato que é agravado quanto o corte é realizado abaixo da água.

Portanto, devido às vantagens, o investimento na mesa de corte aspirada pode ser bastante interessante para a indústria. Porém, é necessário que o fabricante tenha excelência na fabricação deste equipamento, utilizando as melhores tecnologias, além de um bom pós-venda e alta credibilidade no mercado.

Aproveite este conteúdo e conheça as opções em mesas aspiradas fabricadas pela Treal.