Você já ouviu falar sobre a Norma de Higiene Ocupacional? Se sua resposta for não, é melhor buscar mais conhecimento. Vamos ajuda-lo nisso.

Também conhecida como NHO, essa norma tem como objetivo estabelecer critérios técnicos dos equipamentos utilizados nas avaliações de riscos ocupacionais em indústrias.

Publicada pela FUNDACENTRO, a Norma de Higiene Ocupacional é essencial para orientar no controle dos agentes de riscos ambientais e ocupacionais danosos à saúde, caso das vibrações, ruídos e materiais particulados em suspensão ou acumulados (poeiras) nestes ambientes.

Quando seguida à risca, a NHO se torna essencial para o controle das poeiras, estabelecendo procedimentos técnicos completos para a avaliação de particulados sólidos suspensos no ar, proporcionando assim maior segurança e saúde ao trabalhador.

Entenda mais sobre a Norma de Higiene Ocupacional e veja como ela influencia na segurança do trabalhador para com as poeiras em ambientes industriais.  

Como as poeiras são classificadas?

Como dito, dentro da Norma de Higiene Ocupacional, uma das partes mais importantes prioriza a avaliação de partículas sólidas suspensas no ar (poeiras). Mas você sabe como essas poeiras são classificadas?

Basicamente, pode-se classificar as poeiras quanto ao seu tamanho e quanto aos efeitos sobre o sistema respiratório de quem os inala. A imagem a seguir apresenta de forma simplificada essa classificação:

Há ainda o particulado total, que segundo a NHO 08 tem a seguinte definição: “O Particulado total é o material particulado suspenso no ar coletado em porta-filtro de poliestireno de 37 mm de diâmetro, de três peças, com face fechada, e orifício para a entrada do ar de 4 mm de diâmetro, conhecido como cassete”.

Visto isso, vale lembrar que o conhecimento do tamanho e dos efeitos das partículas de poeira são fundamentais para que a indústria proponha medidas de controle mais eficazes, inclusive as dispostas na Norma de Higiene Ocupacional.

Além disso, será também imprescindível para realizar o acompanhamento médico adequado dos trabalhadores expostos às poeiras.

Objetivos da Norma de Higiene Ocupacional 08

Em seus estudos, a FUNDACENTRO verificou que materiais particulados suspensos no ar, principalmente aqueles provenientes de vários processos, representam sério risco à saúde de trabalhadores quando se apresentam em concentrações elevadas em ambientes sem o devido controle, por isso foi concebida a NHO 08.

A Norma de Higiene Ocupacional 08 tem como objetivo central o estabelecimento do procedimento padronizado para coleta de material particulado sólido em filtros de membrana com a finalidade de obter amostras representativas das partículas suspensas no ar presentes nos ambientes de trabalho.

O campo de aplicação da NHO 08 é bastante vasto, se aplicando à coleta de partículas de origem mineral, metálica, vegetal e animal, de negro de fumo e de partículas insolúveis não especificadas de outra maneira.

Essa norma também avalia a condição de salubridade do ambiente de trabalho quanto à presença de poeiras.

Por que a NHO 08 é tão importante?

Mesmo sendo de suma importância na garantia da saúde ocupacional dos trabalhadores, a Norma de Higiene Ocupacional é vista, por muitos gestores e prevencionistas, como secundária. Tais profissionais costumam se atentar às normas regulamentadoras apresentadas pelo Ministério do Trabalho, mas se “esquecem” das NHO.

Entretanto, essa norma é de suma importância em diversos aspectos, estando presente nas avaliações das aposentadorias especiais, presente nos regulamentos da Previdência Social.

Além do mais, a NHO 08 apresenta um ótimo roteiro para reconhecer riscos relacionados ao ambiente e ao processo de trabalho, das matérias-primas e os produtos químicos utilizados ou gerados, produtos finais, subprodutos e resíduos, assim como as possíveis interações entre os agentes presentes no local de trabalho e o organismo humano e os efeitos associados à saúde.

A NHO e sua relação com as PPRA

Além das medidas já apresentadas, o roteiro apresentado na NHO pode ser usado para dar maior apoio na elaboração do PPRA (Programa de Prevenção de Riscos Ambientais). Entre as etapas desse roteiro, a Norma de Higiene Ocupacional de número 08 irá contribuir com:

 – Identificação das possíveis fontes de geração de material particulado, como por exemplo, processos que envolvam moagem, peneiramento, lixamento, polimento, serragem, corte, esmagamento, operações de limpeza a seco ou que produzam material particulado ou suspendam aquele depositado;

 – Definição das etapas do processo produtivo, enfatizando aquelas circunstâncias ou procedimentos que podem influenciar na contaminação dos ambientes de trabalho;

 – Observação das condições do ambiente de trabalho. Ele é aberto ou fechado? Possui ventilação natural ou forçada?

 – Posição dos trabalhadores em relação às fontes de emissão de material particulado (poeiras) em seus locais de trabalho;

 – O tempo e a frequência de cada operação ou procedimento a ser realizado pelo trabalhador.

Logo, todas as NHO’s devem sempre serem lidas por todos os profissionais responsáveis pela segurança de trabalhadores, visto que apresentam aspectos de suma importância para estabelecer limites de tolerância, além dos critérios técnicos dos equipamentos utilizados nas avaliações de riscos ocupacionais, caso da inalação de poeiras.

Você conhece os riscos dos fumos de solda? então baixe nosso manual de segurança do soldador

Assim, quando adotada corretamente, a Norma de Higiene Ocupacional será essencial para orientar os trabalhadores no controle dos agentes de riscos ambientais, assim como informações acerca de metodologias para avaliações ocupacionais.

Portanto, não deixe as NHO’s em segundo plano, busque ler todas as  NHO’s, seguindo o que lá é especificado, a saúde do trabalhador da sua indústria agradece.

Quer saber como a poeira e as demais substâncias tóxicas (como fumos de soldagem) podem afetar a saúde do trabalhador? Então confira mais um conteúdo sobre esse assunto.