Você trabalha com soldagem? Então você deve (ou ao menos deveria) saber o quão importante é a extração de fumos de soldagem decorrentes do processo de solda. Independentemente do método de soldagem utilizado, constantemente são geradas diferentes quantidades de fumos contendo várias concentrações de substâncias tóxicas altamente perigosas ao trabalhador.

Essas partículas são muito pequenas e por isso extremamente perigosas, porque passam facilmente pelo sistema respiratório (via boca e nariz), alcançando os pulmões, que, por sua vez, podem ser acometidos por sérias doenças, incluindo asma, pneumonia, câncer, “febre dos fumos de metal” e até a morte em casos mais graves.

Daí a importância de realizar a extração de fumos de soldagem, sendo essa a medida de prevenção mais importante. Inclusive, muitas empresas já buscam diversas soluções neste sentido para proteger seus trabalhadores.

Mas você sabe porque a extração dos fumos de soldagem é tão importante? E como realizar essa extração com maior eficiência? Vamos tentar ajuda-lo no entendimento destas importantes questões neste texto.

O que são e como são gerados os fumos de solda?

Os Fumos de Solda são representados por aquele pó oriundo das substâncias tóxicas liberadas durante o processo de solda. A composição deste fumo varia de acordo com o tipo de metal a ser soldado, além do método de soldagem utilizado. Mas, independentemente do procedimento utilizado, a soldagem libera muitos resíduos tóxicos para a saúde do trabalhador.

A explicação para a geração destes fumos de solda é completamente química. As partículas são formadas pela vaporização do metal de adição durante o processo de soldagem, quando esse vapor é resfriado, há sua condensação e este reage com o oxigênio do ambiente.

A partir disso, partículas muito finas são formadas, e é exatamente o tamanho delas que influencia totalmente na toxidade do pó, ou seja, quanto menor for a partícula dos fumos, mais perigosas ela será.

O que se sabe nisso tudo é que, quando inalados, os fumos decorrentes da solda comprometem a saúde do trabalhador no curto, médio e longo prazo, sendo que em casos mais sérios podem causar até o óbito.

Em razão dessa alta toxidade, é fundamental e recomendado que seja realizada a máxima extração de fumos de soldagem, garantindo a saúde do trabalhador durante sua atividade.

Extração de fumos de soldagem: Preocupação recorrente

A busca por soluções, além de uma obrigação legal, vem sendo uma preocupação constante e recorrente das empresas que trabalham diariamente com a soldagem.

Já existem normas que devem ser seguidas para prevenir, eliminar e reduzir a aspiração e o contato do trabalhador com os fumos de solda. Como exemplo, temos a NR-9 e a NR-15 anexo 11, que contam exatamente quais as medidas preventivas e equipamentos de proteção obrigatórios para o trabalho dos profissionais que trabalham com Solda.

Neste contexto, a extração de fumos de soldagem é o método mais eficiente para coletar e remover tais partículas tóxicas. Com o uso de equipamentos para a extração impede-se que os fumos entrem em contato com a zona de respiração do operador, garantindo a sua saúde.

Entre essas ações e uso de equipamentos específicos, está a implantação de um sistema de ventilação e filtragem, com isso evita-se o contato mais constante com os fumos de solda e demais gases tóxicos.

Outra medida interessante pode ser o uso da soldagem robotizada, onde os operadores são incumbidos somente pelo processo de monitoramento e conferência da peça ao final do processo, sem a necessidade de contato mais direto.

Porém, mesmo para a soldagem robotizada, o uso de equipamentos para a extração de fumos de soldagem é aconselhado. Caso dos equipamentos apresentados a seguir.

Principais equipamentos destinados a extração dos fumos

Há uma variada gama de equipamentos a disposição das empresas que realizam processos de solda e, por isso, precisam realizar a extração de fumos de soldagem. O principal objetivo destes equipamentos é realizar a captura de partículas tóxicas com a máxima eficácia.

Entre os equipamentos, mais comuns podemos citar os braços de captação, as coifas modulares e a mesa de Solda e Esmerilhamento.

Braços de captação e extração de fumos de soldagem

Os braços de captação têm como função principal a captação de fumos gerados durante o processo de soldagem antes do contato com a zona de respiração do operador. Este é um sistema auto-portante, por isso pode movimentar-se em seu raio de atuação e ser posicionado no melhor ponto de captação do processo de solda.

Coifas modulares para extração de fumos de soldagem

As coifas modulares são desenvolvidas para realizar a extração de fumos de soldagem nos diversos tamanhos de células de soldagem robotizadas. Seu conceito é baseado na sucção através de captores laterais, tornando a exaustão bastante eficiente em todo o perímetro dimensionado.

Por ser modular, possuem diferentes tamanhos para atender diversas necessidades. A coifa é posicionada sobre a área de trabalho, devendo estar conectada a um sistema externo de exaustão.

Mesa de Solda e Esmerilhamento

Essa mesa de solda e esmerilhamento é caracterizada por uma bancada industrial para captação de poeiras, extração de fumos de soldagem e esmerilhamento. Para isso, possui captação inferior e traseira proporcionando a extração do pó de pequeno e médio porte, com grande mobilidade.

A bancada possui em sua base uma gaveta destinada à retirada dos particulado mais pesados que são gerados no processo. Ela pode ser ainda ligada a uma central de exaustão e filtragem ou sistemas móveis de captação e extração de fumos de soldagem. Outra vantagem desta bancada é o sistema modular de fabricação, que possibilita a variação na largura do equipamento.

Gostou desse conteúdo? Então acompanhe o nosso post sobre Mesa aspirada!