Sustentabilidade e desenvolvimento industrial são temas amplamente discutidos no dia a dia da sociedade moderna. Porém, muitas pessoas ainda acreditam que esses temas não conseguem caminhar juntos, ou seja, a sustentabilidade industrial não pode estar alinhada às metas de desenvolvimento. Você acha que isso é uma verdade?

Se você acha que sim, é melhor rever seus conceitos.  Hoje em dia é cada vez mais necessário tornar as empresas produtivas a ponto de gerarem lucros rápidos, mas que sejam, ao mesmo tempo, ecologicamente corretas e socialmente justas.

Mas como fazer isso? A resposta passará pela adoção de conceitos que priorizem a sustentabilidade industrial em todos seus aspectos.

Saiba a importância destes conceitos e as formas mais eficazes para alcança-los. Conheça também alguns exemplos que podem inspira-lo a tornar sua indústria mais sustentável.

Importância da Sustentabilidade Industrial

A indústria foi, por muito tempo, uma das grandes vilãs da poluição mundial. Suas fábricas jogavam uma quantidade incalculável de gases e resíduos diariamente na atmosfera.

Assim, as coisas precisavam mudar, por conta disso, desde a década de 90, o setor industrial começou a discutir maneiras de controlar a emissão de gases e resíduos sem que isso afetasse a produção em grande escala.

Sustentabilidade industrial

A sustentabilidade industrial tem por meta abordar diversos pontos que vão muito além das ações ecológicas por parte das empresas, pois discutem também a melhor forma de obter um desenvolvimento sustentável mantendo tanto a produtividade quanto a lucratividade.

Desde então, o mundo já presenciou a Eco 92, o Protocolo de Kyoto, a Rio +10, as Emendas de Doha e diversas outras tentativas de promover a sustentabilidade na indústria.

Já no Brasil, a série ISO 14000 é a mais importante. Ela orienta e regulamenta a obtenção dos Certificados de Gestão Ambiental às empresas que mantêm seus processos dentro dos níveis de emissão de gases e resíduos dentro do estabelecido pelo governo federal. Sem dúvidas, foi um grande avanço.

Vale ressaltar que a sustentabilidade industrial, além de demonstrar ações relacionadas à preservação do meio ambiente, tem a capacidade de mudar positivamente a imagem da empresa perante a sociedade (clientes, fornecedores e colaboradores).

Ações relacionadas à sustentabilidade industrial

Gestores industriais podem adotar várias medidas para garantir que seus processos sejam os mais sustentáveis possíveis. Entretanto, a forma mais utilizada para tornar qualquer indústria sustentável é a adoção de projetos que priorizem aspectos importantes da sustentabilidade industrial.

Entre os aspectos mais significativos, pode-se ressaltar a geração de energia limpa e renovável, além de medidas de ordens sociais e ambientais que possam ser vantajosas não só para a indústria, mas para a sociedade como um todo.

Há também a possibilidade de adoção de medidas internacionais, como os provenientes do protocolo de Kyoto que debatem a viabilidade das indústrias utilizarem a intervenção financeira como meio de redução da emissão de gases danosos ao ambiente.

Neste sentido, reconhecer os impactos ambientais relacionados à cada indústria é o ponto de partida para descobrir formas de revertê-los ou, ao menos, amenizá-los.

Além disso, há diversas outras ações de suma importância que devem ser ponderadas para garantir o máximo de sustentabilidade industrial. São elas:

  • Correto descarte do lixo e resíduos industriais;
  • Geração de energia a partir de resíduos em algumas empresas;
  • Reciclagem de embalagens, copos plásticos, papéis e afins;
  • Uso eficiente da água (que deve dispor do correto tratamento quando despejado em rios e lagos) e ações relacionadas à economia na energia elétrica;
  • Priorizar o bem-estar de trabalhadores e da sociedade, por meio do desenvolvimento de projetos educacionais direcionados para a preservação do meio ambiente;
  • Ter consciência coletiva, onde todos os aspectos são importantes.

Equipamentos utilizados a favor do ambiente

Além destas importantes medidas citadas anteriormente, é fundamental também que a sustentabilidade industrial priorize a adoção de equipamentos que tenham a capacidade de tornar o ambiente industrial mais sustentável e seguro, garantindo a saúde do trabalhador.

Vejamos um exemplo: muitas indústrias fazem uso diário de soldagem em seus processos, que podem ser altamente tóxicas, assim como há grande liberação de fumos de solda, também tóxicos.

A solução mais sustentável e eficiente para enfrentar tais problemas é a adoção de equipamentos que reduzam o impacto ambiental destes resíduos, coletando-os e filtrando-os corretamente. Assim, dois equipamentos são importantes para empresas que fazem uso da soldagem diária:

– Adoção da Mesa de Corte Aspirada: Responsável por fazer a limpeza das escórias de forma continua através de um sistema de esteiras onde o fluxo de corte não pode ser interrompido.

– Utilização de Braços de Captação, cuja função principal é a captação de fumos gerados durante a soldagem antes que ocorra o contato com a zona de respiração do operador.

Vantagens da aplicação de práticas relacionadas à sustentabilidade industrial

Qualquer empresa que adota práticas de sustentabilidade industrial terá por consequência uma série de vantagens que certamente fazem valer o investimento. Entre as vantagens mais significativas, pode-se ressaltar:

  • Melhora significativa da imagem da empresa perante a sociedade;
  • Economia de recursos, em virtude da redução dos custos de produção obtidos pela reciclagem, reutilização da água, reaproveitamento de sobras de matéria prima e medidas para economia de energia elétrica;
  • Melhoria nas condições ambientais do planeta, pensando no futuro da sociedade e em um mundo melhor para todos;
  • Colaboradores satisfeitos, com maior consciência ambiental e que tenham orgulho em trabalhar em empresas sustentáveis.

Por fim, vale lembrar que a sustentabilidade industrial representa uma vantagem competitiva para a empresa que a adota, visto que a sustentabilidade é, cada vez mais, um ponto de escolha na concepção do consumidor.

Portanto, uma indústria sustentável nos dias atuais, além de se preocupar com o meio ambiente, pode também se beneficiar de lucros importantes.

Ficou curioso sobre a mesa de corte aspirada que auxilia na sustentabilidade industrial da sua empresa? Então conheça o catálogo de Mesa Aspirada – STROM da Treal