O procedimento de corte de chapas de aço vem sendo cada vez mais utilizado em diversas indústrias, que requerem tais chapas para uso em setores de construção de maquinários e obras navais/civis e para a elaboração de ferramentas ou mesmo para aprimorar segmentos metalúrgicos ou hidráulicos.

Esse processo deve apresentar cortes de chapas de aço de boa qualidade, mas ao mesmo tempo deve atingir produtividade para que o processo de corte tenha maior eficiência e rendimento.

Dessa forma, para atingir significativos avanços quanto à produtividade do corte de chapas de aço é fundamental adotar algumas medidas. Quer conhece-las? Então acompanhe o nosso conteúdo a seguir.

Aspectos a considerar para aumentar a produtividade do corte de chapas de aço

A busca pela maior produtividade é recorrente em todos os processos dentro de uma indústria e é claro que com o corte de chapas de aço não pode ser diferente.

Produtividade no corte de chapas de aço - Treal

Dessa forma, trabalhar com maquinários de corte apropriados e desenvolvidos em conformidade com a maior produtividade é fundamental. Neste contexto, é muito importante considerar:

  • Tipo de máquina utilizada;
  • Sistema de corte ideal para cada espessura da chapa de aço;
  • Dispositivo de controle de movimento da peça e, do maçarico (por exemplo, capacidade da máquina CNC e controle de altura da tocha);
  • Variáveis ​inerentes ao processo (como a velocidade e altura de corte, escolha de consumíveis, entre outras variáveis);
  • Variáveis ​​externas (como por exemplo a variabilidade do material, pureza do gás, experiência do operador).

Neste sentido, se a indústria quer aumentar sua produtividade, é importante que ela considere todos esses fatores, melhorando a aparência do corte de chapas de aço e aumentando o nível de produção.

Dicas para aumentar a produtividade no corte a plasma

Comparado aos outros tipos de cortes (oxicorte e corte a laser) o corte de chapas de aço a plasma costuma oferecer velocidades de corte muito mais rápidas, elevando o nível de produtividade, por isso são bastante indicados.

Mas mesmo para o corte a plasma, alguns cuidados precisam ser demandados pela indústria. A seguir veremos alguns deles.

  1. Realize o corte com uma maior amperagem (corrente)

Para alguns formatos de peças (os mais simples e sem contornos intrincados), é possível obter a mesma qualidade de corte com uma configuração de corrente mais alta, permitindo um corte mais rápido, ou seja, com maior produtividade, indicando ser possível aumentar a amperagem.

Alguns sistemas de plasma costumam oferecer uma ampla variedade de configurações de corrente para cada espessura, permitindo que se melhore tanto a qualidade como a velocidade do corte.

  1. Mantenha os bicos de eletrodos sempre limpos

Manter a higiene na instalação de novos consumíveis impede possíveis falhas prematuras causadas por contaminação, tal fato irá contribuir com a maior produtividade.

Por isso, é importante que o estoque de consumíveis sempre esteja em um local seguro e as peças da tocha sejam guardadas em sua embalagem original até chegar o momento de usá-las.

Além disso, é recomendado que os consumíveis nunca acabem do estoque, impedindo que a máquina de corte de chapas de aço fique parada devido à falta de estoque destas peças críticas e essenciais.

  1. Faça a manutenção constante da máquina de corte de chapas de aço

Qualquer problema na máquina de corte de chapas de aço pode significar a parada do processo por determinado período que consequentemente reduzirá a produtividade. Portanto, priorizar a manutenção da máquina de corte é fundamental para garantir seu uso continuo sem a “surpresa” da ocorrência de nenhum problema.

Produtividade no corte de chapas de aço

Além disso, manter a máquina limpa também ajuda na produtividade. Partículas do corte e fuligem que se acumulam nas máquinas precisam ser continuamente retiradas, reduzindo a contaminação das peças móveis e consequentemente resultando em menor desgaste.

  1. Confira seu suprimento de gás

Nunca deixe faltar o suprimento de gás, caso contrário o processo irá parar no meio do caminho. Também é necessário fazer testes de vazamento regulares, certificando que o sistema de gás integral receba manutenção adequada.

  1. Faça inspeções constantes durante todo o processo

Por fim, para que o processo de corte de chapas de aço seja o mais produtivo possível é importante que o processo seja monitorado constantemente. Esse monitoramento deve basear-se principalmente no trabalho do operador, sendo ele a “peça” mais importante desse processo em busca da produtividade.

Dessa forma, o monitoramento irá se basear nas seguintes perguntas:

  • O processo escolhido é o ideal para a espessura a ser cortada?
  • O arco plasma é cortado na direção apropriada?
  • Os consumíveis estão gastos?
  • A tocha está quadrada na peça de trabalho?
  • A distância entre a tocha e o trabalho está ajustada na altura correta?
  • A velocidade de corte de chapas de aço está correta?
  • Há algum tipo de vibração na tocha?

As respostas a esses questionamentos e as respectivas ações corretivas de cada um desses aspectos serão fundamentais para garantir que a produtividade do corte de chapas de aço com o uso do plasma seja a melhor possível.

O soldador tem papel importante na busca pela produtividade. Mas para a sua segurança é importante conhecer os riscos pertinentes à profissão. Veja neste conteúdo os principais riscos!

Você conhece os riscos dos fumos de solda? Então baixe nosso Guia de segurança do soldador e saiba tudo!