Nas últimas décadas, presenciamos um crescente desenvolvimento tecnológico na área da indústria, acarretando forte otimização dos processos industriais, como redução de custos e aumento da produtividade industrial. Nesta conjuntura, os processos de solda também são áreas que vêm apresentando avanços bastante significativos.

Atualmente, vê-se uma corrida incessante na tecnologia da soldagem, baseada na redução dos custos da solda, processos cada vez mais automatizados e aumento da segurança do soldador, sempre na busca da maior otimização dos processos.

Conheça no post de hoje algumas das tecnologias e benefícios da otimização do processo de solda, relacionados ao aumento da produtividade, qualidade de solda, economia e segurança do soldador.

Otimização dos processos de solda: qualidade e eficiência da soldagem

Em qualquer processo industrial, a otimização de todas as atividades representa uma grande necessidade. Fato semelhante ocorre com a otimização dos processos de solda, onde os cumprimentos de metas em tempo cada vez mais curtos exigem a mudança dos processos de soldagem para tecnologias mais avançadas que sejam capazes de oferecer maior retorno.

Conheça os EPIs obrigatórios para processos de soldagem

A tecnologia se comporta como um dos grandes aliados dessa maior otimização. Isso porque, por meio do avanço tecnológico vem sendo adquiridos importantes avanços que culminam nas melhorias dos processos.

Tanto que já é possível encontrar no mercado equipamentos que sejam dotados de mecanismos capazes de melhorar os processos de solda em todos seus aspectos.

Estes equipamentos são representados por máquinas bastante modernas e projetadas com foco na eficiência e na qualidade da solda. Essas máquinas também são caracterizadas por serem mais “inteligentes”, ou seja, são capazes de controlar várias ações, que vão desde a abertura do arco de solda até impedir que o eletrodo grude na peça a ser soldada.

O mais importante é que todos esses processos ocorrem quase que de forma automática, sem quase nenhuma influência do profissional, tornando os processos de solda mais simples, eficazes e mais seguros ao soldador, como veremos ainda neste texto.

Como a tecnologia influencia os processos de solda?

Como já vimos, em quaisquer processos de solda, a otimização da produtividade é uma necessidade recorrente. Mas vale lembrar que essa necessidade é geralmente obtida por meio de 3 fatores:

  • Minimização da quantidade de metal depositado durante a solda;
  • Maximização do ciclo de trabalho;
  • Maximização da taxa de deposição.

Tais fatores serão mais efetivos com a adoção da tecnologia. Isso porque uma máquina de solda mais moderna tem a capacidade em detectar tecnologicamente se uma peça está levemente enferrujada ou suja, ou se o eletrodo está umedecido em função do armazenamento incorreto.

Tais ocorrências reduzem a eficiência da solda, mas com melhor identificação, essa máquina é capaz de aumentar sua potência e facilitar a abertura do arco de solda, por exemplo.

Catálogo Braço de Extração Articulável TR ARM

Estes equipamentos também possuem tecnologias capazes de detectar que o eletrodo está prestes a grudar na peça. Assim, durante o processo, podem aumentar automaticamente a corrente de soldagem ou reduzir essa corrente no final do processo, impedindo a perda da matéria-prima e até mesmo da peça soldada.

Todos esses fatores contribuirão com a economia de tempo do soldador, além de impedir o desperdício das matérias-primas (economia financeira), cooperando com melhoria da produtividade e otimização dos processos de solda.

Porém, a segurança do soldador também é fundamental em todo tipo de indústria e a tecnologia também está contribuindo neste sentido, como veremos a seguir.

Avanço da tecnologia na segurança do soldador

De fato, a otimização dos processos de solda representa preocupação central das indústrias, mas sem dúvidas julgam que a segurança também é fundamental. Dessa forma, as indústrias vêm tendo preocupação cada vez maior com a segurança de seus processos e trabalhadores.

Como já relatamos neste texto apresentado no blog, o grau de periculosidade dos fumos de soldagem (gases e finas películas decorrentes dos processos de solda) é elevadíssimo, com alto grau de toxidade, ou seja, quando não há cuidados para seu controle, a saúde dos trabalhadores pode ser seriamente comprometida.

Neste cenário, é consenso que a tecnologia exerce grande influência sobre a redução dos efeitos dos fumos durante os processos de solda. Tanto que já são muitos os avanços tecnológicos que garantem maior segurança do trabalhador.

Um dos avanços tecnológicos relacionam-se a melhor capacidade na extração dos fumos de soldagem. Atualmente, há uma variedade bem grande de equipamentos a disposição das empresas com a responsabilidade de realizar processos de solda com eficiência cada vez maior.

Um desses equipamentos são os braços de captação dos fumos de solda, que têm como principal responsabilidade captar os fumos gerados durante o processo de soldagem antes que estes entrem em contato com a zona de respiração do operador. Com o avanço tecnológico, estes braços estão cada vez mais eficazes.

Avanços significativos também vêm ocorrendo na tecnologia das mesas de Solda, tendo na mesa aspirada o avanço mais interessante. Neste tipo de mesa, não há mais a necessidade da utilização de água para a absorção de fumos metálicos, tendo esse processo realizado totalmente a seco. Tal tecnologia gera importantes ganhos ambientais à indústria.

Por fim, a tecnologia também vem contribuindo com os avanços dos EPIs (equipamentos de proteção individual) destinados aos soldadores. Estes equipamentos de segurança estão cada vez mais eficientes, reduzindo os efeitos nocivos quanto à visão do soldador e principalmente na capacidade da garantia de uma respiração mais limpa e menos tóxica.

 Processos de solda - Tecnologia e inovação

Aproveite o conteúdo de hoje e conheça as maiores vantagens da tecnologia das mesas aspiradas sobre as mesas de água.