Os processos de soldagem são cada vez mais comuns e necessários em diversas indústrias. Para que esse processo seja mais produtivo para a indústria e seguro para o soldador é fundamental que sejam adotados bons equipamentos para soldagem.

Porém, por muitas vezes, os equipamentos para soldagem não são utilizados da forma como deveriam, ou, o soldador não consegue explorar suas funcionalidades ao máximo. Com isso, o risco aumenta e a produtividade do processo de soldagem pode ser reduzida.

Isso mostra o quanto é fundamental saber utilizar todos os equipamentos de soldagem da forma correta, com o máximo de profissionalismo e segurança possível.

Veja então, algumas dicas de como utilizar tais equipamentos com o máximo de segurança e eficiência.

Principais equipamentos para soldagem

A soldagem é utilizada em diversos processos industriais, fazendo uso de diferentes metais, eletrodos e consumíveis, sendo cada um destes fatores especificados para cada processo de soldagem.

Catálogo Braço de Extração Articulável TR ARM | Treal

Exatamente devido a essa grande variedade de opções de soldagem, vários são os equipamentos para soldagem comumente utilizados pelas indústrias, onde tais equipamentos para soldagem tendem a variar conforme o tipo de procedimento que será utilizado dentro da indústria.

Para a soldagem TIG, por exemplo, os equipamentos básicos são: Fonte de energia elétrica; Tocha de soldagem; Eletrodo para abertura do arco; Fonte de gás protetor.

Já para a soldagem MIG/MAG, a lista de equipamentos, inclui: Fonte de energia elétrica; Sistema de alimentação do eletrodo em forma de bobina de arame; Tocha de soldagem; Eletrodo para a abertura do arco; Fonte de gás protetor; Unidade para circulação de água para refrigeração da tocha, quando necessário.

Portanto, o primeiro passo para garantir a eficiência, é definir qual será o processo de soldagem para assim, adotar os equipamentos para soldagem específicos para cada necessidade.

Priorize a combinação das soldas, peças, fluxos e soldagem

A definição do processo de solda a ser utilizado dependerá da peça a ser soldada, assim como os fluxos, que devem estar de acordo com a soldagem. Dessa forma, para alcançar o máximo de qualidade, é preciso considerar a melhor e mais correta combinação desses itens.

Para salientar essa importância, podemos citar um exemplo:

Praticamente todos os equipamentos para soldagem apresentam uma proteção térmica que tem a capacidade de evitar o superaquecimento dos componentes internos da máquina de solda.

Assim, caso ocorra aumento da temperatura, um led será acionado, indicando que o equipamento entrou em resfriamento. Assim, para que a máquina não seja danificada, ela não pode ser utilizada até alcançar sua temperatura ideal.

Mas, se essa frequência de paradas for muito grande, pode-se concluir que essa combinação de peças, fluxos e tipo de soldagem não é o mais adequado, assim deve-se ponderar a melhor definição de qual máquina utilizar.

Além disso, para uma soldagem perfeita, é sempre importante utilizar equipamento de primeira linha com certificação de calibração e aferição, além da utilização permanente de equipamentos de apoio.

Neste sentido, vale a pena dar uma dica importante: Nunca devemos soldar qualquer operação a limpo que não tenha sua superfície totalmente limpa, sendo necessário fazer a remoção prévia de qualquer pintura ou revestimento que podem afetar a soldagem.

Também é fundamental sempre seguir as recomendações do fabricante, nunca realizando ações não recomendadas pelo fabricante de cada equipamento.

Não tenha um derretedor do eletrodo, tenha um soldador

Um erro bastante comum em indústrias, essencialmente as de pequeno porte, é utilizar na soldagem, profissionais com baixa ou nenhuma capacitação no uso dos equipamentos para soldagem.

Segundo diversos especialista, há uma diferença bem importante entre ser um soldador e ser apenas uma pessoa que derrete o eletrodo, por isso, priorizar a mão-de-obra é indispensável.

Assim, promover o treinamento constante de soldadores é sempre uma importante necessidade, principalmente em virtude da grande e constante evolução tecnológica que os equipamentos para soldagem vêm passando nos últimos anos.

Esse treinamento possibilitará que o soldador não seja um simples operário que saiba derreter o eletrodo para se tornar um legítimo soldador capaz de priorizar a qualidade, precisão, resistência e todos os aspectos que possam ter qualquer tipo de influência sobre a soldadura em geral.

Além disso, vários tipos de equipamentos para soldagem podem ser adotados, mas a escolha correta deve basear-se nas necessidades da empresa garantindo que todas as peças fiquem perfeitamente soldadas, impedindo que uma fraca soldadura não cause pequenos ou grandes problemas a curto, médio ou longo prazo, assim como garante uma boa prática por parte dos soldadores.   

Segurança do soldador: fundamental para a eficiência da soldagem

Além da definição dos equipamentos para soldagem mais adequados para cada situação é imprescindível também priorizar aqueles equipamentos destinados à proteção do soldador, principalmente aqueles equipamentos que ajudarão a impedir que o contato direto com os fumos de soldagem, tão perigosos para a saúde humana.

Guia da Segurança do Soldador | Baixe gratuitamente | Treal

Por isso, é fundamental que a empresa dê prioridade para a adoção de todos os equipamentos destinados à extração dos fumos de soldagem, tais como exaustores portáteis, filtros industriais móveis e os braços de captação, considerados os equipamentos mais comuns e importantes dentro de qualquer indústria que realiza diversos processos de soldagem.

Por fim, deve-se ressaltar a importância de utilizar os equipamentos relacionados à todas normas de segurança individual do soldador, ou seja, deve-se sempre utilizar máscara, avental, luvas, entre outros itens que garantam maior proteção individual.

Gostou deste conteúdo? Então aproveite e veja os principais riscos que o soldador está sujeito durante a soldagem.